Cultura das lutas na Educação Física Escolar

por uma educação politécnica no IFSP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.127815

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência político-pedagógica sobre os aspectos históricos, culturais, sociais, políticos e econômicos do mundo das lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Participaram deste projeto educativo aproximadamente 40 alunos e alunas do 2º ano do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo, do campus São José dos Campos, no primeiro semestre do ano de 2022, em que foram problematizadas as relações de gênero, classe social, raça, inclusão e religião que são inerentes ao universo cultural e tecnológico das práticas corporais que envolvem as lutas. Esse processo educativo potencializou uma leitura densa da realidade sobre essa temática, possibilitando a conscientização dos(as) jovens e uma reflexão sobre a possibilidade de efetivar aulas de Educação Física que contribuam efetivamente para a educação politécnica nos Institutos Federais, com a intencionalidade de tensionar o mundo do trabalho constituído no sistema neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Roberta da Silva Velloso, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Sou formada em Educação Física pela UEL e Mestra em Educação pela UNITAU e Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (USJT).

Sou professora de Educação Física efetiva do Instituto Federal de São Paulo.

Vitor Hugo Finatti, Instituto Federal de São Paulo

Estudante do curso Técnico em Automação Insdustrial integrado ao Ensino Médio do IFSP - São José dos Campos. Bolsista do Projeto de Ensino - Educação Física e Justiça Social: a transformação começa na escola.

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Educação Física. Pós-doutor em Educação. Docente do Instituto Federal de São Paulo.

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Doutora em Educação Física. Docente da Universidade São Judas Tadeu.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

VELLOSO, L. R. da S.; FINATTI, V. H.; TEIXEIRA MALDONADO, D.; DOS SANTOS FREIRE, E. Cultura das lutas na Educação Física Escolar: por uma educação politécnica no IFSP. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.127815. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/127815. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Temática Especial 2