Acessibilidade no ensino superior para surdos

histórico, percepções e possibilidades nas aulas de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.126123

Resumo

A educação bilíngue de surdos mediada por intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), estabelecida como reflexo da adoção de políticas públicas de inclusão, representa um avanço para a educação acessível. Entretanto, os entendimentos sobre a presença do intérprete de Libras em aulas de Química no ensino superior e a garantia de inclusão do sujeito surdo carecem de reflexão. Respondendo à questão: “Em que condições de acessibilidade ocorre o ensino superior para surdos em uma análise nas aulas de Química?” foram estudados os aspectos históricos, a inclusão e as interações entre os estudantes surdos, professores e intérpretes de Libras. Por meio de entrevistas, buscou-se entender a vivência dos surdos no período acadêmico e a acessibilidade nas aulas de Química. Foram entrevistados quatro estudantes surdos dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas - ênfase em Química, Engenharia Química e Engenharia Agronômica e dois intérpretes. Os depoimentos revelaram dificuldades devido à escassez de intérpretes com conhecimento da Química e a falta do domínio, inexistência ou combinação de sinais específicos. Disso emerge a formação do intérprete como um fator no aprendizado de Química pelo surdo e a necessidade de conhecer a cultura surda para promover a inclusão.

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Biografia do Autor

Alini Mariot, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2015). Atualmente é interprete/tradutora de libras na FURG - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, responsável pelo núcleo de inclusão PAENE da Universidade e Coordenadora da Pró-reitoria de assuntos estudantis. Pós graduação em Tradução/Interpretação e docência pela UNINTESE. Pós graduação em Política pública. Mestre em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE. Tem experiência de 10 anos em Tradução e Interpretação, na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, tradução/interpretação e gestão pública. Pesquisadora na área de ensino e metodologias de ensino no âmbito da acessibilidade, gestão acessível, políticas públicas e Diversidade social. Criadora e mentora do Projeto Bilíngue "Não há barreiras que a LIBRAS não possa transpor? e autora do mesmo título que conquistou destaque na área acadêmica no ano de 2019 como o segundo melhor livro, conquistado por voto popular.

Manoel Leonardo Martins, FURG- Universidade Federal do Rio Grande

Químico Industrial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1997), mestre em Química no ano de 2004 e doutor em Química no ano de 2010 no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Maria. Pós doutorado de 2011 a 2014 no PPGQuímica da UFSM-PNPD-CAPES. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Rio Grande (FURG) na Escola de Química e Alimentos (EQA), na área de Química Analítica. Professor Colaborador no Programa de Pós Graduação em Química Ambiental e Tecnológica ? PPGQTA/FURG e Professor Permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas ? PPGECE/FURG. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia, Espectrometria de Massas, Preparo de Amostras e determinação de Resíduos de Pesticidas e compostos orgânicos relacionados, Planejamento de Experimentos, Ensino de Química. 

Fernanda Trombetta, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Docente da Universidade Federal do Rio Grande - Escola de Química e Alimentos - Campus Santo Antônio da Patrulha desde 2015. Graduada em Química Industrial, Mestre em Ciências dos Materiais e Doutora em Química na UFRGS, conceito 7. Possui curso de formação de professores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Bento Gonçalves (2011). Realiza atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Participa como membro permanente no Programa de Pós-graduação de Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) na qual tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: ensino e aprendizagem, pesquisa em sala de aula, formação inicial e continuada de professores, construção de materiais didático e, tecnologias. Vinculada como membro permanente no Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (PPGQTA), aonde tem interesse nos seguintes temas de estudo: Catalisadores, Produção de Hidrogênio, Líquidos Iônicos, Capacitores, Corrosão e Células a Combustível. Participa como membro permanente do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais (PPGSPA) com as seguintes áreas de interesse: Eletroquímica aplicada, Resíduos Agroindustriais, Líquidos Iônicos, Novos materiais, Biomassa e energia. Participa dos Grupo de Pesquisas do CNPq: Novos Materiais e Processos Limpos e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação em Ciências - NIPEC - FURG.

Fernanda Pereira Guimarães, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Formada como Técnica Química em 2002 pelo Colégio Dom João Becker. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade La Salle - Canoas (2012) e formada em Tradutor/ Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (2015) pela mesma instituição. Atuou como educadora voluntária no programa social da Universidade Lasalle ministrando aulas de Química e Biologia para Jovens e Adultos. Já lecionou no Senac Canoas (programa Jovem Aprendiz) e no Colégio LaSalle Dores. Trabalhou por 7 anos como professora bilíngue (lportuguês/libras) na Escola Especial Ulbra Concórdia para alunos surdos lecionando as disciplinas de Física, Biologia e Ciências.Em 2018, tornou-se especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande (Furg). Atualmente, é estudante do curso de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências pela FURG e pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Faveni.

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Publicado

28-04-2023

Como Citar

MARIOT, Alini; MARTINS, Manoel Leonardo; TROMBETTA, Fernanda; GUIMARÃES, Fernanda Pereira. Acessibilidade no ensino superior para surdos: histórico, percepções e possibilidades nas aulas de Química. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.126123. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/126123. Acesso em: 11 ago. 2025.