Estudantes com necessidades educacionais específicas

possibilidades e desafios para implementação do Napnee no Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.126064

Resumo

Este artigo surge das inquietações no recém-implantado Campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense (IFFLUMINENSE), localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro em relação ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE). O referido campus fica a aproximadamente trezentos quilômetros de distância da capital fluminense. O objetivo é analisar informações sobre o campo de atuação, possibilidades e desafios do NAPNEE no IFFluminense e sua implementação no Campus Santo Antônio de Pádua, além da capacitação e familiaridade dos professores na área de inclusão. A metodologia utilizada consiste em pesquisa documental e bibliográfica, levantamento dos alunos atendidos e aplicação de questionário para os docentes. Identificamos que o campo de atuação, as possibilidades e as necessidades de acompanhamento dos alunos são enormes, porém, os desafios são bem maiores, seja pela falta de formação docente, incentivo institucional, a precariedade no acompanhamento dos discentes e a falta de equipe e espaço físico apropriado na escola destinado ao NAPNEE.

 

 

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Biografia do Autor

Rosângela Pimentel Martins, IFFluminense

Assistente em Adminstração no IFFluminense, graduada em biologia e especializada em gestão escolar.

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Publicado

10-02-2023

Como Citar

SANTIAGO LIMA, F.; PIMENTEL MARTINS, R. Estudantes com necessidades educacionais específicas: possibilidades e desafios para implementação do Napnee no Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.126064. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/126064. Acesso em: 29 mar. 2024.