Estudantes com necessidades educacionais específicas
possibilidades e desafios para implementação do Napnee no Campus Santo Antônio de Pádua do IFFluminense
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.126064Resumo
Este artigo surge das inquietações no recém-implantado Campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense (IFFLUMINENSE), localizado no interior do Estado do Rio de Janeiro em relação ao Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE). O referido campus fica a aproximadamente trezentos quilômetros de distância da capital fluminense. O objetivo é analisar informações sobre o campo de atuação, possibilidades e desafios do NAPNEE no IFFluminense e sua implementação no Campus Santo Antônio de Pádua, além da capacitação e familiaridade dos professores na área de inclusão. A metodologia utilizada consiste em pesquisa documental e bibliográfica, levantamento dos alunos atendidos e aplicação de questionário para os docentes. Identificamos que o campo de atuação, as possibilidades e as necessidades de acompanhamento dos alunos são enormes, porém, os desafios são bem maiores, seja pela falta de formação docente, incentivo institucional, a precariedade no acompanhamento dos discentes e a falta de equipe e espaço físico apropriado na escola destinado ao NAPNEE.
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