Inclusão escolar:

narrativas de pessoa com deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.125106

Resumo

O presente artigo decorre de pesquisa desenvolvida no Mestrado cujo escopo visa compreender como ocorre o processo de inclusão escolar, a partir da trajetória da primeira aluna com deficiência visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus charqueadas. Para isso, adotou como procedimento metodológico o estudo de caso, valendo-se da triangulação de dados produzidos através da análise documental, entrevistas e questionários entre os anos de 2019 e 2020. Tal empreendimento ancora-se nas interlocuções dos referenciais sobre inclusão, em articulação com os estudos no campo da Educação Profissional e Tecnológica, permitindo problematizar a noção de inclusão, reconhecendo-a como uma construção histórica e social recente, na qual vêm se produzindo modos de pensar e viver em relação às pessoas com deficiência, em especial, a visual, conforme permitem depreender Almeida (2017), Batista (2018), Mianes (2016), França (2013), Silva (2019), entre outros. O estudo permite reconhecer, através da trajetória da própria jovem-estudante, sujeitos, concepções e práticas que perpassam o processo de inclusão escolar. Conclui-se que necessitam inserir em seu currículo formas de inclusão dos alunos a partir de sua cultura e formas de comunicação.

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Biografia do Autor

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora em Educação, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Edson Roberto Martins Pessel, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos, com Pós-graduação em Gestão Empresarial, com experiência na área de Administração escolar.

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Publicado

23-12-2022

Como Citar

MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES, D.; MARTINS PESSEL, E. R. Inclusão escolar:: narrativas de pessoa com deficiência visual. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.125106. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/125106. Acesso em: 9 maio. 2025.