Inclusão escolar:
narrativas de pessoa com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.125106Resumo
O presente artigo decorre de pesquisa desenvolvida no Mestrado cujo escopo visa compreender como ocorre o processo de inclusão escolar, a partir da trajetória da primeira aluna com deficiência visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), câmpus charqueadas. Para isso, adotou como procedimento metodológico o estudo de caso, valendo-se da triangulação de dados produzidos através da análise documental, entrevistas e questionários entre os anos de 2019 e 2020. Tal empreendimento ancora-se nas interlocuções dos referenciais sobre inclusão, em articulação com os estudos no campo da Educação Profissional e Tecnológica, permitindo problematizar a noção de inclusão, reconhecendo-a como uma construção histórica e social recente, na qual vêm se produzindo modos de pensar e viver em relação às pessoas com deficiência, em especial, a visual, conforme permitem depreender Almeida (2017), Batista (2018), Mianes (2016), França (2013), Silva (2019), entre outros. O estudo permite reconhecer, através da trajetória da própria jovem-estudante, sujeitos, concepções e práticas que perpassam o processo de inclusão escolar. Conclui-se que necessitam inserir em seu currículo formas de inclusão dos alunos a partir de sua cultura e formas de comunicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.