Os usos políticos da ciência em tempos de Covid-19:

o caso do futebol brasileiro

Autores

  • Julianne Emanuelle Martins Carrazzoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Daniel Giordani Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Departamento de Expressão e Movimento, Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-8955-9676

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.123939

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar quais foram os usos políticos (interesses, motivações) da ciência (protocolos, testes, isolamento) para a atuação do futebol brasileiro durante a pandemia de Covid-19, salientando o vínculo que existe entre a política e a ciência. Foram selecionados doze textos, nos quais foi possível identificar atores, seus interesses, como agiam e como se associaram com o objetivo de retornar à prática do futebol. Os atores que objetivavam o retorno do futebol foram, principalmente, a CBF e o Governo Federal, que se aliaram e empregaram-se da ciência para embasar seu objetivo, o retorno do futebol. Os argumentos científicos consistiam na testagem em massa e isolamento social dos jogadores. Porém, estes protocolos não foram suficientes para garantir a não disseminação. Além disso, um dos problemas da retomada do futebol é sugerir para a população um cenário de normalidade, enquanto na verdade, encontramos um cenário preocupante da pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julianne Emanuelle Martins Carrazzoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Bolsista PIBIC-EM CNPq. 

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutor em Mestre em Educação. 

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Departamento de Expressão e Movimento, Porto Alegre, RS

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, Licenciado e Mestre em Educação Física pela UFSC. Professor do Departamento de Expressão e Movimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

CARRAZZONI, J. E. M. .; OLIVEIRA, V. H. N.; VASQUES, D. G. Os usos políticos da ciência em tempos de Covid-19: : o caso do futebol brasileiro. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.123939. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/123939. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Cadernos dos Alunos