Dificuldades e sentimentos de alunos e alunas em relação ao ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.121751Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Pandemia de COVID-19, Escola PúblicaResumo
A pandemia de COVID-19 impactou diversos setores da experiência humana. Entre eles, a Educação merece uma atenção especial. Este artigo insere-se no conjunto de iniciativas que buscam compreender a realidade imposta pela crise sanitária. Assim, o seu objetivo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre as dificuldades e os sentimentos de alunos diante do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para isso, analisamos as respostas a esse respeito fornecidas por alunos de oitavos e nonos anos de uma escola pública do município de Londrina/PR. A participação foi voluntária e ocorreu por meio de formulário on-line. Os resultados obtidos vão ao encontro de outras pesquisas nacionais e internacionais. Foi possível concluir que os alunos enfrentaram desde obstáculos, com o acesso e a utilização das ferramentas on-line disponíveis, até a dificuldade em concentrar-se nas aulas remotas. Além disso, prevaleceram os sentimentos negativos em relação à experiência de ERE. Medo, tristeza e desmotivação para aprender foram sentimentos bastante presentes nas respostas dos alunos. Podemos afirmar, portanto, que foram grandes os prejuízos cognitivos e emocionais entre os alunos pesquisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.