Pensamento algébrico nas aulas de matemática do Ensino Fundamental: possibilidades de trabalho em tempos de ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121601

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Álgebra, Ensino Fundamental, Ensino Remoto Emergencial.

Resumo

Apresentamos uma pesquisa sobre o trabalho com pensamento algébrico nas aulas de Matemática do 8° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira. A partir de experiências desenvolvidas em um período de ensino remoto emergencial, devido à Pandemia de Covid-19 e a suspensão das aulas presenciais, analisamos aulas e tarefas ofertadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Nosso propósito é avaliar o desenvolvimento de um trabalho sobre pensamento algébrico em aulas de Matemática síncronas e tarefas assíncronas, observando relações entre grandezas e representando-as de modo geral, utilizando palavras, símbolos ou sentenças matemáticas, mas fugindo da pura e simples manipulação simbólica. Utilizamos como material empírico a transcrição das aulas síncronas e discussões por meio de chat e as tarefas disponibilizadas para o trabalho assíncrono. Resultados apontam que o desenvolvimento do pensamento algébrico por meio de padrões e generalizações pode ser facilitado via resolução de problemas em uma perspectiva exploratória e investigativa. Em tempos de ensino remoto, e ao considerarmos as especificidades vivenciadas por estudantes e professores, reforçamos a necessidade de um trabalho mais contextualizado e significativo, que possibilite o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG. Doutora em Educação.

Warley Machado Correia, Universidade Federal de Minas Gerais / Professor

Professor de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG. Doutor em Educação. Mestre em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

FERREIRA, A. R. C.; CORREIA, W. M. Pensamento algébrico nas aulas de matemática do Ensino Fundamental: possibilidades de trabalho em tempos de ensino remoto. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121601. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121601. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1