Mediação docente para alfabetizar na escola:
uma análise da produção científica brasileira publicada de 2016 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.121589Palavras-chave:
Pesquisa da Educação, Alfabetização, Prática pedagógica, Formação docente, Educação escolarResumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa teórica realizada em artigos científicos brasileiros publicados entre 2016 e 2020, na base SciELO, com enfoque na mediação docente para alfabetizar crianças na escola. Partiu do pressuposto de que, desde as décadas finais do século XX, as práticas e as estruturas do mundo contemporâneo vêm se modificando de maneira inédita, afetando desde mercados e processos produtivos até relações sociais na família e em outros contextos coletivos e influenciando as formas de aprender. Dada a relevância da escola brasileira nos processos de alfabetização, o estudo recorreu às concepções de ensino e aprendizagem para categorizar e extrair elementos analíticos, ressaltando as influências dessas concepções sobre a prática alfabetizadora. Os resultados evidenciaram a predominância da concepção construtivista de aprendizagem na produção científica brasileira e a insuficiência de suas indicações para a mediação docente voltada ao ato de alfabetizar. As conclusões apontam para a necessidade de rever as proposições oferecidas pela produção científica brasileira para subsidiar as orientações pedagógicas na escola e promover mudanças e avanços na alfabetização das crianças desde o início de sua escolarização.
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