Mediação docente para alfabetizar na escola:

uma análise da produção científica brasileira publicada de 2016 a 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121589

Palavras-chave:

Pesquisa da Educação, Alfabetização, Prática pedagógica, Formação docente, Educação escolar

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa teórica realizada em artigos científicos brasileiros publicados entre 2016 e 2020, na base SciELO, com enfoque na mediação docente para alfabetizar crianças na escola. Partiu do pressuposto de que, desde as décadas finais do século XX, as práticas e as estruturas do mundo contemporâneo vêm se modificando de maneira inédita, afetando desde mercados e processos produtivos até relações sociais na família e em outros contextos coletivos e influenciando as formas de aprender. Dada a relevância da escola brasileira nos processos de alfabetização, o estudo recorreu às concepções de ensino e aprendizagem para categorizar e extrair elementos analíticos, ressaltando as influências dessas concepções sobre a prática alfabetizadora. Os resultados evidenciaram a predominância da concepção construtivista de aprendizagem na produção científica brasileira e a insuficiência de suas indicações para a mediação docente voltada ao ato de alfabetizar. As conclusões apontam para a necessidade de rever as proposições oferecidas pela produção científica brasileira para subsidiar as orientações pedagógicas na escola e promover mudanças e avanços na alfabetização das crianças desde o início de sua escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Marigo, Universidade Federal de São Carlos

Professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos, com atuação no curso de Pedagogia e na área de Educação. Pesquisadora do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar).

Joseleine Carvalho, Universidade Federal de São Carlos

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Voluntária do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar).

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

MARIGO, A.; CARVALHO, J. Mediação docente para alfabetizar na escola: : uma análise da produção científica brasileira publicada de 2016 a 2020. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121589. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121589. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Temática Especial 2