Narrativas da experiência:

um projeto de produção de texto com jovens da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121582

Palavras-chave:

Narrativas da Experiência. Educação Básica. Projeto Extracurricular. Língua Portuguesa.

Resumo

Se os jovens estão na escola, a escola passa a ser o espaço de experiências individuais e coletivas. Nesse cenário, é importante que essas experiências sejam reconhecidas e sistematizadas enquanto dimensão discursiva das individualidades, já que são carregadas de conhecimentos sensíveis. Desse modo, este artigo tem como finalidade divulgar as experiências de um grupo de jovens, participantes de um projeto pedagógico desenvolvido pelo componente língua portuguesa no ensino médio de uma escola pública da rede estadual do município de Belo Horizonte. Na realização do projeto, foram desenvolvidas oficinas de escrita narrativa no contraturno escolar, quando os jovens deram sentido ao seu mundo pela linguagem. Pelas narrativas escritas pelos estudantes, as experiências ocorridas na escola, as concepções de linguagem, os métodos de ensino e aprendizagem se fundiram, configurando-se em um saber escolar. Para interpretar essas experiências, buscou-se referenciais nos estudos no campo da investigação biográfico-narrativa. Durante o desenvolvimento do projeto, além da produção das narrativas, os alunos e alunas participaram de eventos internos e externos à escola para divulgar o empreendimento. Ao final do processo, os participantes confeccionaram um e-book, concretizando um trabalho que foi além das dicotomias: ensino tradicional versus ensino moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Educação e Formação Humana na Universidade do Estado de Minas Gerais. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), possui especialização em Educação, Mídias e Tecnologias pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2007). Atualmente leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira.

Karla Cunha Pádua, Universidade do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado (1989) e doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez doutorado sanduíche (2007) e Pós-Doutorado (2013) na área de Antropologia, no Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Lisboa. Pós-Doutorado em Educação, realizado junto Programa de Pós-Graduaçao em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana-MG (2016/2017). É professora de Sociologia: Sociedade e Educação na Faculdade de Educação (FaE-CBH) e membro do quadro permanente de professores do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É sócia da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), na categoria colaboradora. Tem como interesses de pesquisa os estudos sobre identidades étnico-culturais, educação indígena, interculturalidade, narrativas docentes, formação de professores para a diversidade cultural, cultura e memória, ambiente e cultura, em uma perspectiva socioantropológica.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

DE SOUZA, M. A. .; CUNHA PÁDUA, K. . Narrativas da experiência: : um projeto de produção de texto com jovens da educação básica . Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121582. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121582. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Temática Especial 2