Ferramentas didáticas de Geometria no Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121563

Palavras-chave:

Educação Básica

Resumo

Há muito tempo o ensino de Geometria é colocado em segundo plano e, muitas vezes, nem é ensinado, ainda mais agora perante a pandemia. A forma de ensinar Geometria pouco é discutida. Usar metodologias ativas para se mudar o ensino de Geometria vem sendo a maneira de resgatar a disciplina que deveria ser estudada mais amplamente. O objetivo deste trabalho foi mostrar novas formas de se ensinar Geometria, buscando usar metodologias que pouco são lembradas e usadas, tais como a tecnologia (R.e.C.) e o velho e sábio Tangram. A análise foi realizada em duas escolas municipais de Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), da cidade de Paraíso do Tocantins –TO, em uma turma de 4º ano, onde foi aplicada uma metodologia em cada escola. Identificou-se que, independente da forma como é ensinada, a Geometria desperta o interesse do aluno e também mostra que as metodologias ativas abrem ao aluno uma visão real para a disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique da Conceição Silva, Instituto Federal Goiano - IFGOIANO

Professor do Instituto Federal Goiano - IFGOIANO - Campus Urutaí. Licenciatura Plena em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005). Mestre em Ciências, Inovação e Tecnologia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2015).

Roberta Araújo e Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Meteorologista do Laboratório de Meteorologia e Climatologia - LABMET do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Tocantins. Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (2006), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008), e Doutorado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2018). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, Clima Urbano, Agrometeorologia, Modelagem Agrometeorológica, Mudanças Climáticas, Pegada Hídrica, Recursos Hídricos, e Micrometeorologia.

Aleandra Ribeiro de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Paraíso do Tocantins

Professora de Matemática do Ensino Fundamental de Médio, Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins  - Campus Paraíso do Tocantins.

Dione Cléia Pereira dos Santos, Licenciatura plena em matemática Universidade estadual do Pará-UEPA

Professora do ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora da Providência MIRANORTE-Tocantins. Licenciatura plena em matemática Universidade estadual do Pará-UEPA. Pós-graduação: Ensino de Ciências e Matemática IFTO- Instituto federal do Tocantins

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

SILVA, P. H. da C.; E SILVA, R. A.; DE SÁ, A. R.; DOS SANTOS, D. C. P. Ferramentas didáticas de Geometria no Ensino Fundamental I. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121563. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121563. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1