Educação matemática, educação ambiental e interdisciplinaridade: experiência da semana do meio ambiente do CODAI da UFRPE

Autores

  • Everaldo Nunes de Farias Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE http://orcid.org/0000-0003-1414-3291
  • Alexandre Luis de Souza Barros Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE. http://orcid.org/0000-0002-9051-2602

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121559

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem por objetivorefletir sobre a relação entre Educação Matemática (EM) e Educação Ambiental (EA) numa perspectiva interdisciplinar na escola básica a partir da experiência da Semana do Meio Ambiente (SMA) do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI). Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica para fazer uma reflexão sobre o papel da EM no currículo das escolas e sua articulação com as questões ambientais baseada em referenciais teóricos da literatura e discutimos sobre a experiência da articulação entre aEM e a EA durante a realização da SMA e do CODAI da UFRPE, a partir da análise de oito trabalhos acadêmicos produzidos e apresentados por trinta estudantes durante o evento. Os resultados mostraram que a vivência da SMA serviu de contexto para a interlocução entre a EM e a EA no currículo do ensino médio a partir da utilização de conhecimentos e técnicas da Estatística para reflexão das causas e consequências dos problemas ambientais atuais numa perspectiva crítica e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Nunes de Farias Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE

Alexandre Luis de Souza Barros, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE.

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

NUNES DE FARIAS FILHO, E.; DE SOUZA BARROS, A. L. Educação matemática, educação ambiental e interdisciplinaridade: experiência da semana do meio ambiente do CODAI da UFRPE. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121559. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121559. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1