Educação matemática, educação ambiental e interdisciplinaridade
experiência da semana do meio ambiente do CODAI da UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.121559Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Ambiental, Interdisciplinaridade.Resumo
Este artigo tem por objetivorefletir sobre a relação entre Educação Matemática (EM) e Educação Ambiental (EA) numa perspectiva interdisciplinar na escola básica a partir da experiência da Semana do Meio Ambiente (SMA) do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (CODAI). Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica para fazer uma reflexão sobre o papel da EM no currículo das escolas e sua articulação com as questões ambientais baseada em referenciais teóricos da literatura e discutimos sobre a experiência da articulação entre aEM e a EA durante a realização da SMA e do CODAI da UFRPE, a partir da análise de oito trabalhos acadêmicos produzidos e apresentados por trinta estudantes durante o evento. Os resultados mostraram que a vivência da SMA serviu de contexto para a interlocução entre a EM e a EA no currículo do ensino médio a partir da utilização de conhecimentos e técnicas da Estatística para reflexão das causas e consequências dos problemas ambientais atuais numa perspectiva crítica e interdisciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.