O trabalho com a leitura em um livro didático de Língua Portuguesa destinado ao 5º ano das Séries Iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.121318

Palavras-chave:

Leitura, Livro didático, Ensino Fundamental I

Resumo

A formação leitora inicia-se, frequentemente, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Além das visitas à biblioteca, teatros e contações de história, em um contexto no qual o fácil acesso ao livro literário não é a realidade da maioria, o livro didático torna-se, para muitos, a maior fonte de textos e possibilidades de leitura. Neste sentido, este trabalho buscou investigar como um livro didático de Língua Portuguesa destinado ao 5º ano das Séries Iniciais desenvolve o trabalho com a leitura e para a formação de leitores literários. Assim, a pesquisa promove a reflexão acerca de como e se os manuais didáticos possibilitam e contribuem, de fato, para a formação leitora e expressão da subjetividade do leitor nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto utilizou-se como referencial teórico autores como Lajolo e Ziberman (1999), Jouve (2002), Colomer (2007) e Lima (2006). Os resultados apontam para a necessidade de que se dedique mais atenção ao modo como se desenvolvem as propostas de atividades de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Giovana de Campos, Universidade Estadual de Londrina UEL

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem com ênfase em Ensino e formação de professor de Língua Portuguesa e outras linguagens pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Letras - UEL, especialização em Língua Portuguesa - UEL. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, gêneros textuais e ensino e formação continuada de professores.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

DE CAMPOS, C. G. O trabalho com a leitura em um livro didático de Língua Portuguesa destinado ao 5º ano das Séries Iniciais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.121318. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/121318. Acesso em: 2 dez. 2022.