Rastros da lógica neoliberal na educação pública gaúcha:
uma análise foucaultiana das mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.121125Palavras-chave:
Educação, Neoliberalismo, Parceria público-privado.Resumo
O artigo tem o propósito de discutir de que forma as mídias sociais produzem a relação entre a educação pública gaúcha e as parcerias com o setor privado, bem como rastrear quais são os impactos dessa relação para a área da Educação. Os materiais examinados consistem em reportagens de jornais publicadas entre os anos de 2019 e 2020. As bases teóricas advêm de autores como Dardot e Laval (2016), Masschelein e Simons (2017) e Ball (2014). A análise mostrou que os textos mencionam uma crise financeira no solo gaúcho, evidenciando a necessidade das parcerias do setor público com o privado. Além disso, apontou para um modelo empresarial assumido como guia de ação do Governo do Estado, colaborando com a expansão da lógica mercadológica. Outra reverberação foi o uso recorrente dos contratos jurídicos na esfera educacional. A investigação conclui que a iniciativa privada precisa do Estado para expandir seus negócios, garantindo sua lucratividade mediante a exploração da esfera pública.
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