Matemática, EJA e supermercado na pandemia:
uma proposta de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120869Palavras-chave:
EJA. Matemática. Etnomatemática. Supermercado. Ensino remotoResumo
Este artigo apresenta uma proposta de trabalho a ser realizada numa aula de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no contexto de estudos dirigidos remotos precipitado pela pandemia de COVID-19. O objetivo dessa proposta é identificar e discutir que saberes matemáticos escolares e não-escolares são empregados por estudantes em fase de alfabetização da EJA ao comprar num supermercado. O referencial teórico do estudo situa-se no entrecruzamento da Etnomatemática com o pensamento de Wittgenstein e Foucault. A escolha da temática abordada partiu da fala de uma das estudantes, acerca de uma reportagem televisiva sobre o valor da cesta básica na capital. Por tratar-se de uma atividade cotidiana, relacionada às necessidades básicas de todos, observa-se que a ida ao supermercado suscita o desenvolvimento de cálculos e estratégias que garantam a sobrevivência. No contexto de aulas síncronas à distância, foram realizadas algumas atividades tematizando o salário mínimo e a cesta básica, e, por fim, organizou-se uma apresentação com fotos de produtos da cesta básica produzidas recentemente em um supermercado de Porto Alegre-RS. A partir dessas fotos, foram elaboradas situações-problema que consideravam as contingências da vida dos sujeitos escolares e possibilitavam a utilização e exposição dos conhecimentos matemáticos escolares e não-escolares.
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