O(s) Corpos Femininos entre o Lírico e a Imanência:

possíveis intertextualidades em Beauvoir e Drummond

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120864

Palavras-chave:

Feminino. Poesia. Filosofia. Leitura. Intertextualidade.

Resumo

Neste relato, abordamos uma experiência realizada no âmbito de um Programa de Extensão sobre Gênero intitulado (nome do programa suprimido), o qual se alinha às políticas de extensão do (nome da instituição suprimido), ao longo do ano de 2021. Dentre as atividades realizadas no contexto do referido Programa, enfocamos a relação entre o “corpo” imanente, como reivindica a obra da filósofa Simone de Beauvoir, e os corpos simbolizados em um poema de Carlos Drummond de Andrade, “Caso do vestido”. Nosso objetivo foi explorar as intertextualidades que permeiam as diferentes representações do corpo feminino presentes nos referenciais teóricos, isto é, os textos da filósofa na obra “O Segundo Sexo” e do poeta, em “Caso do vestido”, ao público de estudantes do ensino médio e da comunidade acadêmica. Para tanto, desenvolvemos uma metodologia que consistiu no planejamento, no desenvolvimento e na realização de uma oficina, estruturada em quatro tempos: apresentação dos autores e traços de suas biobibliografias; leitura de seus textos; desenvolvimento de atividades interativas e avaliação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Barbosa Torres Gomes, CEFET/MG -

Profª de Filosofia e Sociologia no Cefet-MG. Graduada e especialista em Filosofia com mestre e doutora em Educação pela UFMG.

Érica Daniela de Araújo Daniela Araújo, CEFET-MG Centro Federal de Educação Técnica e Tecnológica

Professora de Língua Portuguesa no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, unidade Araxá-MG. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

GOMES, C. B. T.; ARAÚJO, Érica D. de A. D. O(s) Corpos Femininos entre o Lírico e a Imanência: : possíveis intertextualidades em Beauvoir e Drummond. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120864. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120864. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiência