A polêmica da vacina e as fake news:

relato de projeto interdisciplinar em prática de residência pedagógica no contexto de ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120860

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, Interdisciplinaridade, Residência pedagógica, Ensino remoto emergencial

Resumo

O seguinte relato de prática pedagógica trata de um projeto interdisciplinar entre os componentes de língua portuguesa, literatura e biologia, realizado com duas turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Porto Alegre, intitulado: “A polêmica da vacina: entre verdades e mentiras”. A aplicação ocorreu com a participação de bolsistas do projeto de “Residência pedagógica” da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para o planejamento deste projeto, teve-se como base a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que, de acordo com Bender (2014), propõe que se trabalhe a partir de problemas reais, com materiais e discussões que possibilitem o desenvolvimento e engajamento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem. O projeto foi realizado na modalidade de Ensino Remoto Emergencial (ERE) e ancora-se em perspectivas teóricas que partem de uma abordagem linguística, a qual contribui para as relações dos sujeitos falantes, considerando o contexto social e histórico onde estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Menezes, UFRGS

Graduanda em Letras na UFRGS

Fabio Ricardo Maciel Silva, UFRGS

Graduando em Letras na UFRGS

Gabriela Rodrigues Santana, UFRGS

Graduanda em Letras na UFRGS

Juliana Correa dos Passos, UFRGS

Graduada em Letras na UFRGS

Lauren Martins Valentim, UFRGS

Professora Nível DIII de Biologia e Ciências no Colégio de Aplicação da UFRGS

Nathalie da Silva Neves, UFRGS

Graduanda em Letras na UFRGS

Rafael Salbego Balsemão, UFRGS

Graduando em Letras na UFRGS

Rossana de Souza Medeiros Dal Farra, UFRGS

Graduanda em Letras na UFRGS

Talita Prates da Luz, UFRGS

Graduanda em Letras na UFRGS

Tiago Carrer Silva, UFRGS

Graduando em Letras na UFRGS

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

MENEZES, A. P. da S.; SILVA, F. R. M.; SANTANA, G. R.; DOS PASSOS, J. C.; VALENTIM, L. M.; NEVES, N. da S.; BALSEMÃO, R. S.; DAL FARRA, R. de S. M.; DA LUZ, T. P.; SILVA, T. C. A polêmica da vacina e as fake news: : relato de projeto interdisciplinar em prática de residência pedagógica no contexto de ensino remoto emergencial. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120860. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120860. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Relatos de Experiência