Proporcionalidade entre grandezas na EJA: experiências no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120856

Palavras-chave:

Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Pensamento algébrico, Resolução de Problemas, Proporcionalidade entre grandezas, Formação de professores

Resumo

Esse texto apresenta o relato de ações desenvolvidas em três aulas de Matemática com foco na proporcionalidade entre grandezas e regra de três, por uma professora em formação inicial, sob orientação, junto a uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nosso propósito é o desenvolvimento do pensamento algébrico em aulas de Matemática síncronas, desenvolvidas em um ambiente remoto de ensino, devido à pandemia de COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais. Temos como foco analítico os saberes dos estudantes jovens e adultos e seus argumentos e exemplos, no que tange à sua vida cotidiana. Tivemos como estratégia pedagógica central a resolução de problemas. Os principais resultados encontrados apontam a importância de se desenvolver um trabalho com Álgebra mais significativo, que leve em conta os saberes dos educandos e suas formas de pensar ao resolver os problemas. Outro ponto importante é a necessidade de que professores em formação inicial vivenciem na prática experiências na docência, de modo a contribuir para o seu fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Rodrigues Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Matemática - ICEx

Ana Rafaela Correia Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Centro Pedagógico, Núcleo Matemática

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

RODRIGUES RIBEIRO, J.; CORREIA FERREIRA, A. R. Proporcionalidade entre grandezas na EJA: experiências no ensino remoto. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120856. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120856. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1