Proporcionalidade entre grandezas na EJA: experiências no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120856Palavras-chave:
Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, Pensamento algébrico, Resolução de Problemas, Proporcionalidade entre grandezas, Formação de professoresResumo
Esse texto apresenta o relato de ações desenvolvidas em três aulas de Matemática com foco na proporcionalidade entre grandezas e regra de três, por uma professora em formação inicial, sob orientação, junto a uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental, na modalidade Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Nosso propósito é o desenvolvimento do pensamento algébrico em aulas de Matemática síncronas, desenvolvidas em um ambiente remoto de ensino, devido à pandemia de COVID-19 e a suspensão das aulas presenciais. Temos como foco analítico os saberes dos estudantes jovens e adultos e seus argumentos e exemplos, no que tange à sua vida cotidiana. Tivemos como estratégia pedagógica central a resolução de problemas. Os principais resultados encontrados apontam a importância de se desenvolver um trabalho com Álgebra mais significativo, que leve em conta os saberes dos educandos e suas formas de pensar ao resolver os problemas. Outro ponto importante é a necessidade de que professores em formação inicial vivenciem na prática experiências na docência, de modo a contribuir para o seu fazer pedagógico.
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