A experiência da avaliação institucional na EJA

desafios e possibilidades

Autores

  • Vanessa Taschetto Pinto Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Três Coroas, RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120828

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Avaliação Institucional. Formação de Professores.

Resumo

O presente trabalho busca apresentar o percurso de avaliação institucional realizado em uma escola Municipal de Ensino Fundamental, que oferta a Educação de Jovens e Adultos na modalidade de Educação à Distância em uma cidade do Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul, no ano de 2021. A pesquisa visa salientar a importância da participação e escuta de professores, alunos e equipes na proposição de mudanças e práticas escolares. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados deste estudo foram os momentos de escuta atenta dos diálogos entre os professores e alunos, questionário semiestruturado para alunos e professores e análise dos documentos legais da escola, como regimento e projeto político pedagógico e um encontro geral com os professores. A partir do estudo, busca-se reconhecer a importância da pesquisa dentro da escola, vista na forma de avaliação institucional, como aliada e propulsora da transformação das práticas e na formação contínua do professor. 

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Biografia do Autor

Vanessa Taschetto Pinto, Núcleo de Atendimento Educacional Especializado de Três Coroas, RS

Professora Municipal nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Psicopedagoga Institucional e Clínica. 

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Publicado

05-05-2023

Como Citar

PINTO, V. T. A experiência da avaliação institucional na EJA: desafios e possibilidades. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 36, 2023. DOI: 10.22456/2595-4377.120828. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120828. Acesso em: 29 mar. 2024.