A utilização das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de geometria espacial: a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120825

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Ensino e Aprendizagem, Geometria Espacial.

Resumo

O presente trabalho relata uma oficina de matemática parte integrante de um projeto de extensão intitulado “A Utilização De Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática”. A oficina foi aplicada em uma escola pública, contemplando um total de 6h/a, tendo como público alvo 28 estudantes do terceiro ano do ensino médio.  A atividade teve como objetivo a inserção das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem da geometria espacial na educação básica, buscando processos motivadores e inovadores. Para análise dos dados produzidos adotou-se uma abordagem quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (avaliação diagnóstica e avaliação da oficina), os quais geraram os dados discutidos nesta pesquisa. Como resultado foi observado que a utilização de ferramentas tecnológicas digitais possibilitou aos estudantes um melhor desempenho na realização das atividades e na resolução dos exercícios propostos. Desse modo, conclui-se que a utilização de tecnologias digitais, como games e softwares de geometria dinâmica auxiliam na construção do conhecimento matemático sendo uma importante contribuição para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Douta em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). Professora de Matemática, campus Bagé.

Vera Lucia Duarte Ferreira, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Modelagem Computacional, professora de permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. 

Daiane da Silva Fagundes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Licenciatura em Matemática, Bolsista PDA-2021, Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. 

Juliana Teixeira Penha, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Ciências Exatas/Licenciatura em Matemática, Bolsista Profor-2021/2022,

Downloads

Publicado

2022-09-16

Como Citar

FONTANA NISXOTA MENEGAIS, D. A.; DUARTE FERREIRA, V. L.; DA SILVA FAGUNDES, D.; TEIXEIRA PENHA, J. A utilização das tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de geometria espacial: a percepção dos estudantes do 3º ano do ensino médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120825. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120825. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1