Mediação de escrita, em comunidade colaborativa, através de oficinas literárias de Escrita Criativa na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120819

Palavras-chave:

Escrita criativa. Oficina literária. Produção de contos. Educação básica.

Resumo

Esta pesquisa, integrante do projeto Investigação sobre Práticas de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, pretende observar o aluno no seus papéis de escritor e de leitor, por meio de oficinas literárias de Escrita Criativa, de acordo com as diversas práticas apresentadas por Siqueira (2016). Para mobilizar outras possibilidades de escrita, será proposta uma atividade de produção de contos – narrativa breve, com poucos personagens e, geralmente, com apenas um conflito – para os alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública federal. As produções dos alunos serão lidas em voz alta para a turma – dentro de uma proposta de leitura compartilhada, como apontado por Rouxel (2013) – e debatidas entre os colegas dentro de uma comunidade colaborativa – atividade inspirada nas elaborações de Antunes (2008) sobre o Ensino de Literatura. A partir das sugestões dos colegas, será proposta a reescrita dos contos levando em conta os apontamentos gerados e a discussão realizada. A pesquisa teve início em abril de 2021, então, por enquanto, ela apenas se mantém em seus aspectos teóricos pela impossibilidade da aplicação prática em sala de aula devido às restrições ocasionadas pela pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-10-09

Como Citar

TAUFER, A. L.; DANDI CARDOSO, B. R. Mediação de escrita, em comunidade colaborativa, através de oficinas literárias de Escrita Criativa na Educação Básica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120819. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120819. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Temática Especial 2