O uso do comentário de Facebook como um recurso didático para o ensino do gênero artigo de opinião no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120814

Palavras-chave:

Estágio curricular, Ensino de jovens e Adultos, Ensino remoto, Post de Facebook, Gênero artigo de opinião.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo trazer uma análise acerca dos desafios encontrados na realização de uma prática de ensino em Língua Portuguesa diante do cenário da pandemia de Covid-19; sobretudo, estudar e compreender o potencial do Facebook como recurso pedagógico. O contexto, que impôs o distanciamento social como medida de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus, restringiu o ensino à modalidade remota; o despreparo do sistema de ensino, bem como a vulnerabilidade social da população levou muitas escolas a adotar as redes sociais como plataforma de ensino-aprendizagem. O principal desafio que se apresentou foi o de como planejar as atividades de modo a promover o engajamento dos alunos, mais precisamente em uma turma de Ensino de Jovens e Adultos, em que se realizou a prática. Este artigo visa, então, analisar as estratégias de ensino adotadas, as quais se centraram em torno do gênero artigo de opinião, representado pela ferramenta comentário de Facebook. Ademais, este artigo problematiza a condição básica para o acesso às atividades propostas no contexto pandêmico, qual seja, o acesso à Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francine Brandt Cardoso, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do Curso de Letras Português Literatura Licenciatura.

Shaiane Mathias Dos Passos, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do Curso de Letras Português Literatura Licenciatura.

Juraci kunde Spiering, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda do Curso de Letras Português Literatura Licenciatura.

Taís Bopp da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Docente do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

2022-09-09

Como Citar

CARDOSO, F. B.; DOS PASSOS, S. M.; SPIERING, J. kunde; DA SILVA, T. B. O uso do comentário de Facebook como um recurso didático para o ensino do gênero artigo de opinião no ensino remoto. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120814. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120814. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 2