João e Maria da Marinita: um trabalho sobre leitura, escrita e autoria na EJA

Autores

  • Daiane Martins Bocasanta Doutora e Mestre em Educação - Professora do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CAp/UFRGS http://orcid.org/0000-0003-4430-4236
  • Talia Prates da Luz Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-2105-0010
  • Isabelle Bertaco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-1670-1085
  • Marinita Barros da Silva Colégio de Aplicação da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120808

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Leitura, Autoria, Livro, Recurso pedagógico.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um recurso pedagógico com estudantes de uma turma de alfabetização da EJA de uma escola pública federal de Porto Alegre-RS. A partir da constatação de que existem poucos livros voltados para leitores iniciais daEJA, optou-se pela criação de um livro ilustrado a partir de uma história narrada por uma das estudantes. A construção desse material ocorreu no contexto dos estudos remotos em razão da pandemia de COVID-19. O referencial teórico situa-se em estudos como os de Goldin (2012) e Petit (2019). O trabalho que culminou na produção do livro, intitulado “João e Maria da Marinita” ocorreu através de algumas etapas: a) solicitação do compartilhamento de histórias através de áudios enviados via WhatsApp; b) escuta e transcrição dos áudios; c) adaptação das transcrições dos áudios, visando adequar e organizar as narrativas produzidas; d) seleção de um dos textos para produção do livro; e) divisão do texto em cenas a serem ilustradas; f) ilustração e diagramação do livro; g) impressão do livro e h) exploração deste em práticas pedagógicas com a turma. Ao final, foi possível observar a potencialidade de práticas pedagógicas voltadas para a promoção da leitura e da produção textual de alunos da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Martins Bocasanta, Doutora e Mestre em Educação - Professora do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CAp/UFRGS

Professora dos Anos Iniciais, Departamento de Humanidades, Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Interesses de pesquisa: Processos educativos dos Anos Iniciais do EF, Educação Matemática, Etnomatemática, Iniciação Científica nos Anos Iniciais do EF, Crianças e Sociedade de Consumidores e Educação de Jovens e Adultos.

Talia Prates da Luz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduanda de Licenciatura em Arte Visuais pela UFRGS - Foi bolsista do PIBID em 2018 e 2019, e bolsista do projeto "Enigma: mulheres na computação" em 2020. Atualmente é bolsista de Iniciação de Científica Voluntária no projeto "Tecnocientificidade, Matemática e Educação de Jovens e Adultos".

Isabelle Bertaco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Graduação em Letras

Marinita Barros da Silva, Colégio de Aplicação da UFRGS

Estudante dos Anos Iniciais da EJA

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

BOCASANTA, D. M.; DA LUZ, T. P.; DOS SANTOS, I. B.; DA SILVA, M. B. João e Maria da Marinita: um trabalho sobre leitura, escrita e autoria na EJA. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120808. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120808. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Cadernos dos Alunos