Ensino de geometria por meio de construção de maquetes: uma proposta para os anos iniciais de escolarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120632

Palavras-chave:

Geometria nos anos iniciais, Modelagem matemática, Materiais manipuláveis, Construção de maquetes

Resumo

Este texto apresenta uma proposta para o ensino de geometria nos anos iniciais de escolarização. O conteúdo abordado diz respeito à localização de pessoas e objetos com base em diferentes pontos de referência. Trata-se de um objeto de conhecimento proposto para estudos no 3º ano do Ensino Fundamental.  Na proposta os autores utilizam o processo de construção de maquetes como ambiente de aprendizagem para conceitos e procedimentos matemáticos. Para a elaboração da proposta foram realizados estudos bibliográficos sobre geometria nos anos iniciais, sobre o uso de materiais manipuláveis e de maquetes no ensino de matemática nos anos iniciais e sobre modelagem matemática. Para tanto, foram consultados livros e artigos que tratam desses assuntos e que estão disponibilizados na internet em sites como, por exemplo, o site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. O principal objetivo de se divulgar essa proposta é contribuir para debates e reflexões sobre procedimentos metodológicos para o ensino de matemática nos anos iniciais e contribuir para debates e reflexões acerca de conhecimentos necessários aos professores dos anos iniciais para ensinar matemática nessa etapa de escolaridade.

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Biografia do Autor

José Maria Soares Rodrigues, Faculdade de Educação do Instituto de Educação da UFPA

Professor da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2022-09-09

Como Citar

TORRES, C. de O.; RODRIGUES, J. M. S. Ensino de geometria por meio de construção de maquetes: uma proposta para os anos iniciais de escolarização. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120632. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120632. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1