Estratégias de mediação de leitura em um grupo on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120072

Palavras-chave:

Mediação de leitura, Estratégias, Grupo de leitura, Leitura em voz alta.

Resumo

Este artigo trata de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi investigar as estratégias de mediação de leitura literária utilizadas em um grupo de leitura em voz alta realizado na modalidade remota, via plataforma on-line. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa-ação e a geração de dados deu-se por meio de observação participante, realizada em quinze encontros do grupo, que se reuniu semanalmente para a leitura da obra "Senhor das Moscas". A mediação foi realizada por dois estudantes de Letras, bolsistas de pesquisa, no grupo constituído por vinte estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oriundos de diferentes escolas da região metropolitana de Porto Alegre. As estratégias de mediação identificadas foram classificadas da seguinte maneira: a) organização do fluxo de ideias; b) perguntas direcionadas; c) explicação de aspectos; d) valoração dos comentários dos participantes. Compreendendo a necessidade de pensar metodologias alternativas de ensino de literatura em sala de aula ouem espaços criados para leitura, observou-se, no estudo, que essas diferentes estratégias de mediação identificadas se mostraram pertinentes para instigar a criatividade, o pensamento crítico dos participantes e seu interesse na leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Favero Netto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS)

Licenciada em Letras pela UFRGS (2004). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística (2006). Doutora em Letras, na área de Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Linguística Aplicada, também pela UFRGS (2017).  Professora de Língua Portuguesa e de Literatura do Colégio de Aplicação da UFRGS desde 2011. Pesquisa, principalmente, sobre ensino e aprendizagem de escrita na Educação Básica.

Luiza Amaral Rockenbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licencianda em Letras (UFRGS)

Bolsista de iniciação Científica (FAPERGS)

Downloads

Publicado

2022-05-28

Como Citar

FAVERO NETTO, D.; AMARAL ROCKENBACH, L. Estratégias de mediação de leitura em um grupo on-line. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120072. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120072. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 2