Reflexões, estratégias e desafios da gestão escolar em projetos de investigação na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120056Palavras-chave:
Gestão educacional, Educação de Jovens e Adultos, Projeto de Investigação, Estratégias reflexivas.Resumo
Este texto discute e apresenta uma síntese de parte de uma investigação, concluída em 2020, centrada na gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os seus desafios, tendo por foco um estudo sobre a pesquisa como postura epistemológica, na Educação Básica, a partir de referencial teórico crítico e emancipador na área da educação. A abordagem dos dados ocorreu sob o olhar da pesquisa qualitativa, de tipo exploratória e descritiva que além da observação do contexto envolveu aplicação de questionário com dois estudantes da EJA de uma escola pública e os dados foram analisados tendo por base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados assinalaram a importância dos projetos de investigação na formação dos estudantes da EJA e aponta que a gestão escolar da EJA está atenta ao desenvolvimento do processo educativo dos educandos, se empenha em proporcionar um espaço acolhedor e de oportunidades para que estes tenham voz ativa na escolha das metodologias adotadas. Nesta perspectiva, a gestão educacional torna o ambiente escolar propício à construção do conhecimento, colocando educandos como sujeitos da aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.