Reflexões, estratégias e desafios da gestão escolar em projetos de investigação na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120056

Palavras-chave:

Gestão educacional, Educação de Jovens e Adultos, Projeto de Investigação, Estratégias reflexivas.

Resumo

Este texto discute e apresenta uma síntese de parte de uma investigação, concluída em 2020, centrada na gestão escolar da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os seus desafios, tendo por foco um estudo sobre a pesquisa como postura epistemológica, na Educação Básica, a partir de referencial teórico crítico e emancipador na área da educação. A abordagem dos dados ocorreu sob o olhar da pesquisa qualitativa, de tipo exploratória e descritiva que além da observação do contexto envolveu aplicação de questionário com dois estudantes da EJA de uma escola pública e os dados foram analisados tendo por base a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados assinalaram a importância dos projetos de investigação na formação dos estudantes da EJA e aponta que a gestão escolar da EJA está atenta ao desenvolvimento do processo educativo dos educandos, se empenha em proporcionar um espaço acolhedor e de oportunidades para que estes tenham voz ativa na escolha das metodologias adotadas. Nesta perspectiva, a gestão educacional torna o ambiente escolar propício à construção do conhecimento, colocando educandos como sujeitos da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisiane da Silveira Ribeiro

 Mestre em Gestão Educacional pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS.  

Sita Mara Lopes Sant’Anna

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Profa. Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-MP/UERGS)

Juçara Benvenuti, UFRGS

Professora Titular de Língua Portuguesa e Literatura do Departamento de Comunicação do Colégio de Aplicação da UFRGS. Mestre e Doutora em Letras respectivamente pela PUCRS e pela UFRGS. Pós-Doutora em Educação pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

DA SILVEIRA RIBEIRO, E. .; SANT’ANNA, S. M. L.; BENVENUTI, J. Reflexões, estratégias e desafios da gestão escolar em projetos de investigação na Educação de Jovens e Adultos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120056. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120056. Acesso em: 4 fev. 2023.