“Afinal, o Ensino Médio serve pra quê?”: uma discussão sobre o conhecimento e o ensino de matemática na Educação Básica e no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120033

Palavras-chave:

Ensino Médio. Universidade. Conhecimento matemático. Transição. Colonialidade.

Resumo

A transição entre o Ensino Médio e os cursos de Ensino Superior que possuem uma relação estreita com a matemática é cercada pela ideia de que a aprendizagem matemática é insuficiente no nível anterior, culpabilizando assim os segmentos precedentes. Desse modo, a imagem de que a Educação Básica seria uma preparação para o Ensino Superior se propaga. Neste ensaio teórico, buscamos refletir sobre essa transição e responder a seguinte questão: Que relações hierárquicas são estabelecidas entre Ensino Médio e Ensino Superior quando mediadas pelo conhecimento matemático? Para isso, articulamos o pensamento decolonial de Catherine Walsh e as ideias de Carolina Tamayo-Osório sobre imagem única da Matemática. Dialogamos com os documentos normativos sobre a organização escolar e os objetivos do ensino de matemática nos diversos segmentos. No que tange ao trabalho e aos saberes docentes para o ensino de matemática, apoiamo-nos nos conceitos de matemática problematizada de Victor Giraldo e de conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman. Concluímos observando a necessidade da construção de pontes entre a Educação Básica e o Ensino Superior, rompendo a lógica de culpabilização dos segmentos anteriores com as imagens construídas acerca do conhecimento matemático, contribuindo para que os conhecimentos matemáticos sejam cada vez mais democratizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Trópia, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da FonsecaUniversidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do Cefet/RJ

Mestra em Educação (UFMG)

Doutoranda em Ensino de Matemática (UFRJ)

Ensino de Matemática

Karen Coutinho Campos Furtado, Colégio Pedro II Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento dos Anos Iniciais no Colégio Pedro II (RJ)

Pedagoga

Mestra em Educação (UFRJ)

Doutoranda em Ensino de Matemática (UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

TRÓPIA, F. .; FURTADO, K. C. C. “Afinal, o Ensino Médio serve pra quê?”: uma discussão sobre o conhecimento e o ensino de matemática na Educação Básica e no Ensino Superior. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120033. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120033. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1