Etnomatemática surda: práticas discursivas sobre ensino de matemática para surdos
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120012Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação bilíngue para surdos, Educação Matemática, Língua Brasileira de Sinais.Resumo
Neste artigo analisamos os discursos de professores de Matemática na perspectiva da Etnomatemática Surda. Em articulação com os Estudos Culturais e Educação de Surdos, produzimos o conceito da Etnomatemática Surda, que valoriza as práticas culturais de comunidades surdas, articuladas à construção do conhecimento matemático. Desse modo, o presente trabalho parte da pergunta: quais práticas discursivas produzidas por professores de surdos possibilitam a construção de uma Etnomatemática Surda? Os objetivos são os seguintes: apresentar as narrativas de professores de Matemática de escolas para surdos; e analisar como vêm se constituindo experiências pedagógicas que possibilitam caracterizar uma Etnomatemática Surda. As análises foram desenvolvidas a partir do material produzido no curso de extensão “Educação Matemática para surdos”, realizado em duas edições, com professores de surdos. É possível reconhecer a Etnomatemática Surda a partir de narrativas que evidenciam a valorização das questões culturais do aluno surdo na produção do conhecimento matemático. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Foucault (1996; 2008). Como resultado, indicamos a valorização da experiência visual no ensino de Matemática por professores surdos, a partir de narrativas que indicam estratégias no ensino de Matemática, que valorizam a visualidade e a língua de sinais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.