Oficina MATELI como possibilidade para ensinar relações matemáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.120005

Palavras-chave:

Escrita de si, OuLiPo, Relações matemáticas, Funções Matemáticas

Resumo

O presente instrumento de comunicação tem como propósito difundir um recorte da dissertação intitulada Relações Matemáticas e Clarice Lispector: Um encontro inusitado entre Matemática e Literatura, defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no primeiro semestre de 2021. Esta pesquisa, inspirada nos estudos do filósofo pós-estruturalista Michel Foucault e nas escritas propostas pelo grupo francês OuLiPo, objetivou produzir uma outra forma de ensinar relações e funções matemáticas, balizada pelas escritas de si e contraintes oulipianas. Propôs-se então, no contexto de uma escola da rede pública estadual gaúcha, uma oficina extraclasse intitulada MATELI (acrônimo de Matemática e Literatura), através da qual realizou-se uma pesquisa documental e empreendeu-se a análise do discurso numa perspectiva foucaultiana. Os documentos produzidos pelos próprios oficineiros evidenciaram que diferentes formas de ensinar podem ser potentes impulsionadores para experimentar, sentir, pensar, se trans(formar) e constituir-se a si mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Reichert Weyh, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade Federal do Rio Grande e professora de Matemática da rede pública estadual gaúcha.

Josaine de Moura, Colégio Militar de Porto Alegre

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professora de Matemática do Colégio Militar de Porto Alegre. 

 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

WEYH, L. R.; DE MOURA, J. Oficina MATELI como possibilidade para ensinar relações matemáticas. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.120005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/120005. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1