Oficina MATELI como possibilidade para ensinar relações matemáticas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.120005Palavras-chave:
Escrita de si, OuLiPo, Relações matemáticas, Funções MatemáticasResumo
O presente instrumento de comunicação tem como propósito difundir um recorte da dissertação intitulada Relações Matemáticas e Clarice Lispector: Um encontro inusitado entre Matemática e Literatura, defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no primeiro semestre de 2021. Esta pesquisa, inspirada nos estudos do filósofo pós-estruturalista Michel Foucault e nas escritas propostas pelo grupo francês OuLiPo, objetivou produzir uma outra forma de ensinar relações e funções matemáticas, balizada pelas escritas de si e contraintes oulipianas. Propôs-se então, no contexto de uma escola da rede pública estadual gaúcha, uma oficina extraclasse intitulada MATELI (acrônimo de Matemática e Literatura), através da qual realizou-se uma pesquisa documental e empreendeu-se a análise do discurso numa perspectiva foucaultiana. Os documentos produzidos pelos próprios oficineiros evidenciaram que diferentes formas de ensinar podem ser potentes impulsionadores para experimentar, sentir, pensar, se trans(formar) e constituir-se a si mesmo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.