Vivências de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no município de Lagoa Santa - MG: Do projeto à sala de aula

Autores

  • DANIELA FREITAS BRITO MONTUANI Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-8501-541X
  • Victória Martins de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.119999

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Práticas Pedagógicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as vivências de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita em uma turma de crianças pertencente à Rede Municipal de Ensino de Lagoa Santa (MG), rede que há cerca de 13 anos pauta suas ações nas diretrizes do projeto Alfaletrar. A pesquisa foi realizada durante três anos, com o acompanhamento de uma mesma turma desde o último ano da Educação Infantil até a conclusão do 2o ano do Ensino Fundamental. Os dados derivam da leitura e análise do projeto do município, dos planejamentos docentes, das atividades dos alunos e das avaliações diagnósticas, além da observação de aulas sistematicamente durante o período investigado. Utilizamos como principais referenciais teóricos os estudos de Soares (1998, 2003, 2004, 2016) e Morais (2012, 2018). Os resultados indicam um trabalho sistemático de alfabetização e letramento, que tem garantido a apropriação do sistema de escrita alfabética pelas crianças dessa rede pública de ensino, bem como a elaboração e a reelaboração de uma diversidade de estratégias didáticas pelos docentes com vistas a atender as concepções do projeto.

 

 

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Biografia do Autor

DANIELA FREITAS BRITO MONTUANI, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrando diferentes disciplinas do setor de Alfabetização e Letramento, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE. Doutora (2013) e mestre em Educação (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais onde também realizou sua graduação em pedagogia (2006). É pesquisadora e atualmente vice-diretora (2021-2023) do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/FAE/UFMG, e integra o Grupo de Pesquisa em alfabetização - GPA/CEALE. Foi formadora e coordenadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC (MEC), pela UFMG (2012-2018). Coordenou o subprojeto Pedagogia - Anos Iniciais, do Programa Institucional de Iniciação à Docência -PIBID/CAPES (2018-2019), na UFMG. Coordena o Laboratório de Alfabetização e Letramento do Ceale/FaE/UFMG (2017- atual). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF. Atua principalmente nos temas relativos à alfabetização e letramento, políticas públicas de alfabetização e mediações pedagógicas com jogos e recursos didáticos para aprendizagem inicial da língua escrita

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

MONTUANI, D. F. B.; MARTINS DE SOUZA, V. Vivências de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita no município de Lagoa Santa - MG: Do projeto à sala de aula. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.119999. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/119999. Acesso em: 4 dez. 2022.