O espaço físico em sala de aula e as adaptações curriculares para alunos com deficiência do Ensino Fundamental
um repensar necessário
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.119925Palavras-chave:
Adaptações curriculares, Alunos com deficiência, Escola regular, Ensino Fundamental, Necessidades educacionais especiaisResumo
Este estudo objetivou pontuar a necessidade de se repensar a estrutura dos sistemas educacionais acerca da gestão de sala de aula e a do aprendizado para atender aos alunos com deficiência que hoje frequentam a escola regular do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica pautou-se nos autores expoentes da Educação Inclusiva: Glat (2007), Mantoan (2003), Mantoan e Prieto (2006), Prieto (2007), Renders (2006). A investigação adotou a abordagem qualitativa com objetivo descritivo e estudos correlatos com pesquisa em bases de dados: PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), SciELO (Scientific Electronic Library Online), Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência eTecnologia). Os resultados indicam que são muitas as dúvidas que perpassam a reestruturação dos sistemas educacionais, desde a gestão de sala de aula à do aprendizado, mas as demandas em sala de aula hoje requerem a quebra do currículo padrão e de adaptações curriculares para atender a contento esse público, além de um trabalho articulado entre o professor de ensino regular e o da Educação Inclusiva. Assim, a gestão da sala de aula, do conhecimento e do espaço físico devem ser adaptados para que esse alunado avance em sua aprendizagem.
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