O espaço físico em sala de aula e as adaptações curriculares para alunos com deficiência do Ensino Fundamental

um repensar necessário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.119925

Palavras-chave:

Adaptações curriculares, Alunos com deficiência, Escola regular, Ensino Fundamental, Necessidades educacionais especiais

Resumo

Este estudo objetivou pontuar a necessidade de se repensar a estrutura dos sistemas educacionais acerca da gestão de sala de aula e a do aprendizado para atender aos alunos com deficiência que hoje frequentam a escola regular do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica pautou-se nos autores expoentes da Educação Inclusiva: Glat (2007), Mantoan (2003), Mantoan e Prieto (2006), Prieto (2007), Renders (2006). A investigação adotou a abordagem qualitativa com objetivo descritivo e estudos correlatos com pesquisa em bases de dados: PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), SciELO (Scientific Electronic Library Online), Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência eTecnologia). Os resultados indicam que são muitas as dúvidas que perpassam a reestruturação dos sistemas educacionais, desde a gestão de sala de aula à do aprendizado, mas as demandas em sala de aula hoje requerem a quebra do currículo padrão e de adaptações curriculares para atender a contento esse público, além de um trabalho articulado entre o professor de ensino regular e o da Educação Inclusiva. Assim, a gestão da sala de aula, do conhecimento e do espaço físico devem ser adaptados para que esse alunado avance em sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Nakanichi, Universidade de Taubaté

Mestre em Educação (2020) Universidade de Taubaté, Pedagogia (2013), Pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2014) pela Faculdade de Conchas, Letras - Português e Inglês (1996) pela Universidade do Vale do Paráiba. Atua como professora de Português dos Anos Finais, Ensino Fundamental

Débora Inácia Ribeiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2013). Graduada em Psicologia pela Universidade Salesiana de Lorena - UNISAL (1992) e especialista em Educação e Cultura pela UNITAU (2009). Professora no Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté. Professora no Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. Pesquisadora no Núcleo de Estudos de História da Cultura, Sociedades e Mídias da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

NAKANICHI, C.; RIBEIRO, D. I. O espaço físico em sala de aula e as adaptações curriculares para alunos com deficiência do Ensino Fundamental: um repensar necessário. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.119925. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/119925. Acesso em: 9 maio. 2025.