Mitos de criação
a origem das coisas
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.119784Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino Fundamental, Produção EscritaResumo
Os textos aqui apresentados foram redigidos por estudantes das turmas de 8º ano durante o ano letivo de 2021, e se inserem nos estudos de narrativas orais tradicionais que dão início aos conteúdos de Literatura e Língua Portuguesa daquele ano. A atividade proposta envolve conceitos como identidade, estilística e escrita criativa, e tem como objetivos exercitar a percepção dos elementos culturais, sociais, geográficos e históricos específicos envolvidos nas narrativas estudadas e estimular a observação sensível e imaginativa de estudantes a respeito de suas rotinas e vivências. O material de base para esta produção foi uma coletânea de mitos de criação de povos de diferentes partes do mundo, construída pela professora de Literatura e Língua Portuguesa da turma, a partir de diferentes fontes na internet. Após o estudo de traços identitários e estilísticos dessas narrativas (considerando que elas são transcrições que adotam certas características para se aproximarem do ritmo de contação de histórias das tradições orais, tais como frases curtas, concretude e quase ausência de adjetivação), solicitou-se que fossem produzidos textos que dessem uma explicação não-científica quanto à origem de algum objeto, tradição ou lugar. O critério de seleção para esta publicação foi a escrita criativa aplicada ao tipo textual.
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