A Educação Popular freiriana é referência para a formação docente na Educação de Jovens e Adultos Prisional?
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.119644Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos Prisional, Pesquisas bibliográficas, Educação Popular freiriana.Resumo
Buscamos identificar e refletir acerca das pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação sobre o tema: A Educação de Jovens e Adultos Prisional. Diante do levantamento bibliográfico, apresentaremos os principais eixos temáticos de estudo em dissertações e teses e, a partir destes, as reflexões que obtivemos associadas à Educação Popular freiriana. O interesse pelo estudo resulta de três experiências dos autores: 1) ambos são/foram docentes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); 2) Estamos em Programa de Pós–Graduação em Educação – um como mestrando e outra como professora; 3) participamos de Fóruns de Educação de Jovens e Adultos. 4) Paulo Freire é o autor referenciado para a concepção de educação libertadora. A metodologia utilizada é bibliográfica e descritiva. Os resultados apontam para o crescimento de estudos sobre a temática, mas ainda incipiente. A região sudeste é a que mais realiza pesquisas sobre a EJA prisional. O tipo de presença de Freire nas pesquisas sobre EJA prisional abarca a concepção pedagógica e política da educação libertadora, dialógica e revolucionária.
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