Descobrindo os números irracionais na Educação Básica: Uma abordagem problematizada como o uso do Geogebra

Autores

  • Greice Keli Lacerda Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Universidade Estácio de Sá - UNESA http://orcid.org/0000-0002-5136-1821
  • Antônio Marcos Nascimento dos Santos Prefeitura Municipal de itaboraí Rio de Janeiro, BR: Itaboraí, RJ, BR http://orcid.org/0000-0001-5106-9102
  • Victor Augusto Giraldo Professor Associado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ http://orcid.org/0000-0002-2246-6798

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.119273

Palavras-chave:

Números irracionais, Incomensurabilidade, Geogebra, Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é oferecer uma proposta de atividade que possibilite discussões sobre a existência dos números irracionais, suas formas de representação e localização de alguns deles na reta numérica e sobre a ideia de incomensurabilidade. A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa exploratória, que possibilitou o levantamento de informações sobre o tema escolhido e a formulação de hipóteses e questionamentos para discussões propostas. Nesse trabalho encontrar-se-á uma descrição ilustrada das etapas para a aplicação da atividade no 9º ano do Ensino Fundamental e das questões propostas para a motivação das discussões sugeridas. Espera-se que a atividade desenvolvida auxilie na compreensão dos alunos da escola básica sobre os números, contribua com a prática docente de professores e futuros professores de matemática e que possa motivar novas discussões e pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem desses números, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Superior, em particular, na licenciatura em Matemática.

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Biografia do Autor

Greice Keli Lacerda, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2021) e doutoranda do Programa de Pós-
Graduação em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2020). Mestra em Ensino das Ciências na Educação Básica pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO -
2018). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF - 2016) e Especialista em Docência do
Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (UGF - 2012). Graduada em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (FFP/UERJ - 2007). Profª. doc. I de Matemática e Física na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro desde 2008. Diretora Geral de
Unidade Escolar entre os anos de 2016 a 2020 e desde 2013 atuo como tutora presencial no Polo CEDERJ. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com
ênfase em Introdução ao processamento de Dados.

Antônio Marcos Nascimento dos Santos, Prefeitura Municipal de itaboraí Rio de Janeiro, BR: Itaboraí, RJ, BR

Prefeitura Municipal de itaboraí Rio de Janeiro, BR: Itaboraí, RJ, BRColegio Adventista de Itaboraí: Itaboraí, RJ, BRUniversidade Federal Fluminense: Niterói, RJ, BR

Victor Augusto Giraldo, Professor Associado Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Victor Giraldo é Bacharel em Matemática (1991) e Mestre em Matemática Aplicada (1994) pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM-UFRJ), e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (2004) pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ), com estágio de doutoramento no Institute of Education, University of Warwick, Reino Unido. Atua em pesquisa em Educação Matemática, com ênfase em formação de professores que ensinam matemática, currículo e decolonialidade. É membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atualmente é Professor Associado do IM-UFRJ, onde leciona desde 1992, sendo docente do curso de Licenciatura em Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE, e coordenador do Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME). Na Instituição, já atuou também como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática (1997 a 2000) e como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (2006 a 2011, e 2015 a 2020).

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

LACERDA, G. K.; NASCIMENTO DOS SANTOS, A. M.; GIRALDO, V. A. Descobrindo os números irracionais na Educação Básica: Uma abordagem problematizada como o uso do Geogebra. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.119273. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/119273. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Temática Especial 1