Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.118944

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Espécies silvestres do Rio Grande do Sul, Espécies Exóticas, Conservação Ambiental, Escolas Públicas.

Resumo

A partir de uma revisão bibliográfica sobre a conservação ambiental no Brasil e no Rio Grande do Sul (RS), foi produzido um questionário com o intuito de identificar os conhecimentos de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, em quatro escolas da rede pública estadual de Porto Alegre, RS. Os resultados demonstram que os alunos pouco conhecem sobre a biodiversidade e os efeitos da extinção de espécies. Desconhecem as espécies nativas e ameaçadas no RS. Ignoram os conceitos de espécies endêmicas, nativas e exóticas e informaçõessobre grupos como morcegos e serpentes, indispensáveis à problematização de mitos e para evitar ameaças a esses grupos. Vinculam monocultura de árvores à conservação, não percebendo os impactos de espécies exóticas, como o Pinus, em ambientes como o Pampa. A partir do estudo, fica evidente a necessidade de abordar conhecimentos relacionados à conservação da biodiversidade, durante o período escolar, para formar sujeitos capazes de promover a sustentabilidade socioambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Maciel Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRGS, atualmente atua como professora no Colégio Província de São Pedro.

Russel Teresinha Dutra da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS.

Márcio Borges Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Professor Associado III e Chefe do Departamento de Zoologia, do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

28-05-2022

Como Citar

DUARTE, C. M.; DA ROSA, R. T. D.; MARTINS, M. B. Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.118944. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/118944. Acesso em: 28 mar. 2024.