Representações do feminino na ciência em Rick and Morty

Autores

  • Geovano Moreira Chaves IFMS/UFMG http://orcid.org/0000-0003-2121-2750
  • Amanda Gottardi Macedo IFMS
  • Eloiza Beatriz Ramos Cardoso IFMS
  • Vitória Karling Natalício IFMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.117131

Palavras-chave:

Rick and Morty. Mulheres na Ciência. Cinema e Série. História. Pesquisa em Educação Básica.

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa desenvolvida no âmbito da iniciação científica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo discutir a questão das representações sobre as mulheres no âmbito da ciência por meio do cinema enquanto animação e formato série, disponível em plataforma de streaming, mais precisamente a série Rick and Morty, disponível na plataforma Netflix, de grande alcance mundial. Por meio desta análise, pretende-se levantar questões e compreensões a respeito do papel feminino no âmbito da ciência, assim como os estereótipos produzidos sobre mulheres cientistas ou inseridas no universo da ciência nesta relação. Como metodologia, foi utilizado um questionário aplicado junto aos(as) alunos(as) do campus, no sentido de obter uma melhor compreensão sobre as percepções sobre a mulher enquanto cientista, assim como também foi realizada uma análise sobre a série e suas personagens femininas. Os resultados deste artigo colaboram para uma melhor compreensão acerca das representações sobre a condição feminina enquanto cientista, e também ajuda a destacar como é importante modificá-las para algo mais coerente com a realidade almejada no sentido de correções de estereótipos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geovano Moreira Chaves, IFMS/UFMG

Pós-Doutorado em História - Linha de pesquisa Fronteiras, Identidades e Representações - Universidade Federal da Grande Dourados (2019) / Doutorado em História, Tradição e Modernidade - Linha de Pesquisa Culturas Políticas - Universidade Federal de Minas Gerais (2018) / Mestrado em História Tradição e Modernidade - Linha de Pesquisa Culturas Políticas - Universidade Federal de Minas Gerais (2010) / Especialização em História da Cultura e da Arte - Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História - Universidade Federal de Viçosa (2004). Áreas de pesquisa e interesse: História do Cinema, História no Cinema, História e Música, História Política, História Cultural, Filosofia, Antropologia Cultural, Tecnofobia e Tecnofilia e relações entre o Ensino e a Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Professor de História no IFMS. 

Amanda Gottardi Macedo, IFMS

Aluna do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Iniciação Científica.

Eloiza Beatriz Ramos Cardoso, IFMS

Aluna do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Iniciação Científica

Vitória Karling Natalício, IFMS

Aluna do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista de Iniciação Científica

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

CHAVES, G. M.; MACEDO, A. G.; CARDOSO, E. B. R.; NATALÍCIO, V. K. Representações do feminino na ciência em Rick and Morty. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 35, 2022. DOI: 10.22456/2595-4377.117131. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/117131. Acesso em: 4 dez. 2022.

Edição

Seção

Cadernos dos Alunos