Projeto PIBID e suas tessituras: reflexões sobre formação docente, Educação Especial e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.116851Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Especial, Matemática, Inclusão Escolar.Resumo
O presente texto tem como objetivo analisar a constituição de um processo formativo pautado na experiência docente, com foco no espaço de articulação entre uma professora de Educação Especial e professores da área de Matemática no desenvolvimento de uma proposta vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A proposta pautou-se na ação pedagógica de um bolsista do programa em questão, graduando do curso de Licenciatura em Matemática junto ao Atendimento Educacional Especializado. Diante disso, com base em uma metodologia de abordagem qualitativa, realizou-se uma revisão de literatura acerca da temática e uma análise da experiência em questão, a partir da observação e da análise documental dos relatórios e registros. Os dados foram lidos e interpretados a partir do referencial teórico relacionado ao pensamento sistêmico, bem como, à luz das ideias de estudiosos do campo da formação docente. A partir disso, torna-se possível afirmar que a formação docente decorrente da experiência analisada no projeto se constituiu, de forma prioritária, a partir da articulação entre os professores envolvidos, por meio de um trabalho em rede, com espaço para diálogo, planejamento em conjunto e trocas de experiências envolvidas no processo pedagógico.
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