O trabalho colaborativo entre o atendimento educacional especializado e o ensino regular
um relato de experiência com estudantes público-alvo da educação especial e a atividade de modelagem em cerâmica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.116530Palavras-chave:
Trabalho colaborativo, Cerâmica, Atendimento educacional especial, Ensino regularResumo
O presente relato analisa o trabalho colaborativo entre os docentes de estudantes público-alvo da educação especial (EPAEE), tanto do AEE (atendimento educacional especializado), quanto da sala de aula regular. Assim como, reflete sobre o potencial pedagógico da atividade de modelagem em cerâmica no processo educativo dos EPAEE. Para tanto, relata-se e analisa-se uma experiência vivida por professoras e estudantes de uma escola da rede pública de ensino do Estado do Pará, envolvendo as etapas do processo de conhecimento e produção artesanal cerâmica dos quais estudantes e professoras foram protagonistas. O relato resgatou escritos e registros fotográficos da experiência em questão e na sequência procedeu-se com as respectivas análises. O estudo tem como base teórica autores do âmbito da educação, psicologia e antropologia. E os resultados demonstram que o trabalho colaborativo e as vivências desenvolvidas dentro e fora da escola contribuíram para a inclusão dos estudantes, qualificando o processo educativo por meio das experiências sensoriais e da diversidade sociocultural que o fazer cerâmico propicia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.