Alfabetização científica e inclusão educacional
ensino de ciências para alunos com Transtorno do Espectro Autista
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114051Palavras-chave:
Alfabetização Científica. Autismo. Inclusão. Ensino de ciências. TEA.Resumo
Alfabetização Científica trata-se de uma estratégia de ensino que visa auxiliar o aluno a compreender o mundo que o rodeia de modo a torná-lo um cidadão crítico. Por isso, torna- se interessante adotar essa estratégia desde os anos iniciais, assim como implementá-la em um contexto inclusivo. Por isso, o presente artigo tem por objetivo compartilhar os resultados obtidos por meio de uma investigação desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências”, do grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão – NEFTI”, na Universidade Federal de Itajubá. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico Fourez (1995), Chassot (2000), Furió et al. (2010) e Sasseron (2008). A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e configura-se como um estudo de caso. Além disso, utilizou-se como estratégia metodológica uma sequência didática de Ciências com um aluno que possuía Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Os resultados abordados possuem o intuito de promover uma reflexão sobre o benefício do uso de sequências didáticas para o ensino, a fim de minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência, ao relacionar os conteúdos a padrões de interesse do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.