O plano educacional individualizado em contexto de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114030Palavras-chave:
Plano Educacional Individualizado, Deficiência Intelectual, PandemiaResumo
Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência viabilizado pelo curso de extensão “Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Desta forma, o estudo se dividirá, primeiramente, em uma fundamentação teórica baseada em leis federais e em Mascaro (2017, 2018, 2020a, 2020b, 2021), seguindo para a apresentação do protocolo utilizado, e finalmente, apresentará o referido relato. Importante pontuar que, inicialmente, a proposta não contemplava a aplicação remota, entretanto, devido às condições decorrentes da pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19 no Brasil em 2020, houve a necessária adaptação e, consequentemente, o ineditismo da aplicação de um Plano Educacional Individualizado (PEI) mesmo com a suspensão das aulas presenciais e isolamento social. A aplicação descrita no presente trabalho possibilitou ao sujeito a ampliação dos seus conhecimentos em relação à leitura e escrita através das tecnologias da informação e comunicação, aproximando o indivíduo de instrumentos culturais da cibercultura, em que se objetivou também a inclusão laboral e social. Em suma, destaca-se uma considerável contribuição para estudos e intervenções futuras, em momentos educacionais críticos ou não.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.