O plano educacional individualizado em contexto de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.114030

Palavras-chave:

Plano Educacional Individualizado, Deficiência Intelectual, Pandemia

Resumo

Este trabalho se propõe a apresentar um relato de experiência viabilizado pelo curso de extensão “Alfabetização e letramento para estudantes com deficiência intelectual sob o viés do plano educacional individualizado” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Desta forma, o estudo se dividirá, primeiramente, em uma fundamentação teórica baseada em leis federais e em Mascaro (2017, 2018, 2020a, 2020b, 2021), seguindo para a apresentação do protocolo utilizado, e finalmente, apresentará o referido relato. Importante pontuar que, inicialmente, a proposta não contemplava a aplicação remota, entretanto, devido às condições decorrentes da pandemia ocasionada pelo vírus COVID-19 no Brasil em 2020, houve a necessária adaptação e, consequentemente, o ineditismo da aplicação de um Plano Educacional Individualizado (PEI) mesmo com a suspensão das aulas presenciais e isolamento social. A aplicação descrita no presente trabalho possibilitou ao sujeito a ampliação dos seus conhecimentos em relação à leitura e escrita através das tecnologias da informação e comunicação, aproximando o indivíduo de instrumentos culturais da cibercultura, em que se objetivou também a inclusão laboral e social. Em suma, destaca-se uma considerável contribuição para estudos e intervenções futuras, em momentos educacionais críticos ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Menezes Nunes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/graduanda em Pedagogia

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Bolsista de Iniciação Científica, CNPq.

Priscila Rodrigues Cruz Francisco, Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro/Professora

Graduada em Pedagogia, Pós-graduanda em Psicopedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro–UERJ, Mestranda pelo Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica - CAp-UERJ, professora da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

03-10-2021

Como Citar

OLIVEIRA, C. M. N. de; FRANCISCO, P. R. C. O plano educacional individualizado em contexto de pandemia. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.114030. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/114030. Acesso em: 16 abr. 2024.