Os desafios das atividades pedagógicas não presenciais
formação para o uso de estratégias e recursos de acessibilidade educacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114027Palavras-chave:
Educação. Formação Continuada. Recursos Tecnológicos. InclusãoResumo
Desde 2020, vivencia-se um momento de grande impacto social, em virtude da pandemia de COVID-19, na qual as condições sanitárias impossibilitaram estar na escola presencialmente. Este trabalho tem a finalidade de apresentar como o grupo de pesquisa interdisciplinar em tecnologia assistiva e inclusão contribuiu com a produção de conhecimento relacionado ao uso de recursos tecnológicos, a partir do oferecimento de oficinas sobre estratégias e recursos de acessibilidade educacional, no contexto das atividades pedagógicas não presenciais. A metodologia utilizada para a elaboração do texto embasa-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se como pesquisa descritiva e explicativa. Elucidam-se as demandas encontradas neste cenário, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, discute-se a importância de se utilizar estratégias e recursos tecnológicos, na elaboração de ações educacionais, que possibilitam a inclusão de todos os estudantes nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica, especialmente os estudantes público-alvo da educação especial e apresentam-se as três oficinas oferecidas pelo grupo. Como principais resultados, tem-se que a constatação da necessidade desse tipo de formação pedagógica, como forma de qualificar a atuação dos profissionais de educação da rede pública de ensino, uma vez que observou-se a diversidade da aplicabilidade dos recursos abordados nas oficinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.