Estratégias de ensino aprendizagem para a inclusão de alunos público-alvo da educação especial na escola de ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114025Palavras-chave:
Educação especial e inclusiva, Ensino Médio, Alunos público avo da educação especialResumo
As discussões sobre a inclusão de alunos público-alvo da educação especial (PAEE) perpassa os diferentes setores da sociedade, em especial o meio acadêmico. Neste intento, esse relato de pesquisa trata-se de recorte da tese de doutorado que se realizou no ano de 2016, pela UFPI, e tem como objetivo geral: analisar as significações de professor do ensino médio acerca da inclusão de alunos público-alvo da educação especial-PAEE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem na Psicologia Sócio-histórica. O método utilizado foi o Materialismo Histórico Dialético. Optou-se pela entrevista como instrumento metodológico para coleta e registro dos dados. Como base analítica teve-se os Núcleos de Significação. O resultado evidenciou que a professora Vargas exalta a criatividade para driblar as contingências imperativas da sociedade, que desconsidera as particularidades dos alunos PAEE, e os meios de acesso e a permanência escolar. Concluímos que a professora Vargas, mediada pela vivência com esses alunos incluídos, transformou seu pensar, seu sentir e seu agir diante da educação inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.