O ensino colaborativo como possibilidade para a promoção de práticas pedagógicas em um contexto educacional inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114014Palavras-chave:
ensino colaborativo, práticas pedagógicas, educação inclusiva,Resumo
O presente texto configura-se como um relato de experiência, e emerge de ações pedagógicas pertinentes à educação inclusiva desenvolvidas na educação básica. Tem como objetivo relatar experiências teórico-práticas de ensino colaborativo por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID/Educação Especial, com ênfase nos anos finais do ensino fundamental. A experiência que fomenta o escrito derivou-se da colaboração de uma bolsista pibidiana, acadêmica de educação especial, com docentes de uma escola da rede pública de ensino, contemplando parceria no planejamento, desenvolvimento das propostas e avaliação, característica central do ensino colaborativo. Destaca-se a potência da proposta desenvolvida como alternativa para a qualificação das possibilidades de escolarização e aprendizagem de todos os estudantes, favorecendo a disponibilização de estratégias e recursos do Atendimento Educacional Especializado no contexto da sala de aula. Ainda, oferece subsídios teórico-práticos para a formação docente inicial, continuada, e em serviço, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas e pertinentes a um cenário educacional inclusivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.