A formação de professores para/na a educação inclusiva
capacitação em colaboratividade no contexto do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114011Palavras-chave:
Formação Docente, Práticas Educativas Inclusivas, Colaboratividade.Resumo
Verificou-se em nossa instituição a demanda de atender alunos com necessidades educacionais específicas (NEEs), tanto no âmbito pedagógico, quanto relativo à acessibilidade e inclusão, especialmente durante o ensino remoto. Observou-se também a demanda pela capacitação teórico-prática de licenciandos, no sentido de produzir um olhar mais atento e inclusivo do/no fazer docente. Nesse contexto, configurou-se o projeto “Capacitação, Acessibilidade e Inclusão”. Nossos objetivos dividem-se nos eixos: 1) propiciar atendimento pedagógico a alunos com NEEs, de forma colaborativa; 2) ampliar a formação de professores pré-serviço para práticas educativas inclusivas. Para tanto, a equipe foi composta por duas educadoras em serviço do IFRS e três bolsistas, graduandas das licenciaturas da instituição. Essas bolsistas atuaram como monitoras, atendendo virtualmente os alunos com NEEs durante o ensino remoto, mediando demandas pedagógicas individuais desses junto às diversas disciplinas e professores. Foram realizadas leituras dirigidas e dialógicas e encontros semanais da equipe do projeto, além de levantamentos de particularidades e planejamentos pedagógicos individualizados. Conclui-se que a formação de professores para a educação inclusiva, sob a perspectiva da colaboratividade, aqui contribuiu tanto para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com NEEs atendidos durante o ensino remoto quanto para formação inicial e contínua das educadoras e bolsistas envolvidas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.