Acessibilidade curricular e ensino de matemática no ensino médio integrado à educação profissional a partir da documentação pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114010Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Acessibilidade Curricular. Educação Inclusiva. Educação Profissional. Plano Educacional Individualizado.Resumo
Aborda-se o ensino de Matemática e a acessibilidade curricular com foco no percurso escolar de um estudante com deficiência matriculado em um curso do ensino médio integrado à educação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul. O estudante selecionado estava no 1º ano do ensino médio integrado em 2019, sendo tratado como um caso complexo e amplamente discutido nas reuniões do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A metodologia qualitativa baseou-se na análise da documentação pedagógica - composta pelo Plano Educacional Individualizado (PEI) e pelas atas do NAPNE do ano de 2019. As estratégias de acessibilidade curricular em matemática registradas no PEI pelos docentes apontam a prevalência do investimento nas alternativas a partir da ação pedagógica ao invés do registro das dificuldades do estudante, evidenciando a potência do PEI como uma documentação pedagógica que escreve uma memória coletiva sobre as trajetórias escolares e corrobora à acessibilidade curricular. As atas analisadas evocam os momentos de desafios da inclusão escolar que foram refletidos coletivamente, ressaltando a importância do trabalho colaborativo entre todos os agentes envolvidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.