Percurso histórico da educação especial à educação inclusiva em Moçambique
análise de políticas educacionais 1990-2019
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.114007Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Escolas de Ensino Comum. Necessidades Educativas Especiais. Documentos NormativosResumo
Este trabalho é resultado das reflexões sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas de ensino comum em Moçambique. Aponta-se como problemática a questão: quais dinâmicas foram traçadas para a inclusão desses alunos, considerando as diretrizes internacionais? Para efetivação deste trabalho, recorreu-se aos pressupostos da pesquisa qualitativa, com foco na análise de documentos normativos que tratam das políticas educacionais, subsidiada por trabalhos já realizados. As análises foram realizadas à luz das contribuições do pensamento sistêmico. O artigo analisa as políticas educacionais, com foco na inclusão escolar, considerando o percurso histórico da educação especial e a influência das instituições multilaterais na educação. Para esta discussão, parte-se do pressuposto de que as políticas educacionais refletem as intenções e as ações do governo e as escolas são tomadas como espaço de "implementação" dessas políticas a partir das matrículas de alunos com NEE. Discutir as políticas educacionais significa abordar as reformas contidas nos documentos normativos que supõem uma reorganização dos subsistemas de ensino, da inclusão escolar e da melhoria da qualidade de ensino. Os resultados demonstram que as políticas educacionais são abrangentes, mas, se pensadas no contexto da inclusão de alunos com NEE, ainda não respondem às necessidades desses alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.