Atendimento Educacional Especializado
um dispositivo pedagógico na oportunização de acesso, recursos e desenvolvimento aos alunos público alvo da educação especial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.113998Palavras-chave:
Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. dispositivo pedagógico. ensino colaborativo. políticas de inclusão escolar.Resumo
O presente artigo apresenta a possibilidade de ampliar o debate sobre a educação na perspectiva inclusiva de forma a problematizar como se organiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo é analisar o AEE como dispositivo pedagógico descentralizado da sala de recursos para que ocorra em todos os espaços da escola. Trata-se de uma perspectiva que se opõe à compreensão restrita às práticas educacionais em sala de recursos e que valoriza a pluralidade prevista no plano das proposições e diretrizes políticas. A pesquisa foi realizada a partir de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, envolvendo produções que abordam as discussões sobre a temática proposta. O estudo tem como referencial teórico o ciclo de políticas formulado por Stephen Ball e Richard Bowe para pensar em como as políticas de inclusão escolar agem no contexto da prática. Além dessa perspectiva, a análise contempla o pensamento sistêmico de Gregory Bateson e a tríade “contexto-processo-relações”. As reflexões apresentadas ampliam as formas de configurações do AEE por meio de uma atuação sistêmica do professor de educação especial e uma articulação entre os diferentes profissionais da escola. Desse modo, compreende-se o trabalho compartilhado como possibilidade de romper a lógica da padronização dos processos de ensino.Downloads
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