Atividades lúdicas inclusivas junto a alunos com deficiência intelectual nas aulas de Ciências...
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.113980Palavras-chave:
Escola, Educação Básica, Ensino FundamentalResumo
A deficiência intelectual é desafio que merece olhares atentos e cuidadosos, os quais provocam o ressignificar de nossas ações educativas, principalmente, no que se refere ao planejamento das aulas de Ciências. Nessa perspectiva, apresentamos uma pesquisa que tem sua origem na sala de aula; decidimos, assim, pelo Método Cartográfico, pela Biologia do Conhecer e Biologia do Amar, por estarmos imersas, como professoras-pesquisadoras, em espaço fluido, em processo de reflexão sobre nossa práxis. Cartografamos o que nos atravessa, a acompanhar um processo, e não a representar um objeto. Dessa maneira, trazemos atividades lúdicas que (re) inventamos, na Escola de Educação Básica Dr. Getúlio Vargas, em Cachoeira do Sul, com alunos com deficiência intelectual, a partir das experiências de uma das autoras, em estágio, no Curso de Licenciatura em Ciências. Desenvolvemos um estudo reflexivo-prático pela necessidade de nos responsabilizarmos pelo ensinar e pelo aprender no amor que legitima. Compreendemos que é possível trazer o lúdico em interação com atividades que consideramos ser tão singelas quanto pertinentes e repletas de sentires, ao processo de inclusão, por possibilitarem condições para construção de saberes aos alunos a partir de suas características intelectuais e pelos movimentos em Ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.