Atividades lúdicas inclusivas junto a alunos com deficiência intelectual nas aulas de Ciências...

Autores

  • Andréa Nóbrega Juliano Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0002-2442-5615
  • Débora Pereira Laurino Professora Doutora em Informática na Educação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande - FURG http://orcid.org/0000-0002-3360-0374
  • Simone Silveira Silva Professora graduada pelo Curso de Licenciatura em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. http://orcid.org/0000-0002-3777-3571

DOI:

https://doi.org/10.22456/2595-4377.113980

Palavras-chave:

Escola, Educação Básica, Ensino Fundamental

Resumo

A deficiência intelectual é desafio que merece olhares atentos e cuidadosos, os quais provocam o ressignificar de nossas ações educativas, principalmente, no que se refere ao planejamento das aulas de Ciências. Nessa perspectiva, apresentamos uma pesquisa que tem sua origem na sala de aula; decidimos, assim, pelo Método Cartográfico, pela Biologia do Conhecer e Biologia do Amar, por estarmos imersas, como professoras-pesquisadoras, em espaço fluido, em processo de reflexão sobre nossa práxis. Cartografamos o que nos atravessa, a acompanhar um processo, e não a representar um objeto. Dessa maneira, trazemos atividades lúdicas que (re) inventamos, na Escola de Educação Básica Dr. Getúlio Vargas, em Cachoeira do Sul, com alunos com deficiência intelectual, a partir das experiências de uma das autoras, em estágio, no Curso de Licenciatura em Ciências. Desenvolvemos um estudo reflexivo-prático pela necessidade de nos responsabilizarmos pelo ensinar e pelo aprender no amor que legitima. Compreendemos que é possível trazer o lúdico em interação com atividades que consideramos ser tão singelas quanto pertinentes e repletas de sentires, ao processo de inclusão, por possibilitarem condições para construção de saberes aos alunos a partir de suas características intelectuais e pelos movimentos em Ciências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Nóbrega Juliano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Pesquisadora Graduada em Letras: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas, pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (1992) e Mestre em Letras, Área de Concentração: Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (2007) e em Análise do Discurso de Linha Francesa, no Programa de Pós-Graduação em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2006). Cursa o Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na Universidade do Rio Grande – FURG, em que desenvolve, pelo processo do coescrever junto à orientadora Débora Pereira Laurino, a Pesquisa A ESCRITA ACADÊMICA EM TEMPOS TECNOLÓGICOS. Participa, na mesma Instituição, do Grupo de Pesquisa Ensino a Distância e Tecnologia (Ead-Tec).

Débora Pereira Laurino, Professora Doutora em Informática na Educação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1990), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Docente e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG). Coordena o Grupo de Pesquisa Ensino a distância e Tecnologia- EadTec, FURG.

Simone Silveira Silva, Professora graduada pelo Curso de Licenciatura em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Professora com Graduação no Curso de Licenciatura em Ciências – Ensino a Distância – pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Trabalha, na Educação Básica - Fundamental, na E.M.E.F Dr. Getúlio Vargas, em Cachoeira do Sul.

Downloads

Publicado

18-10-2021

Como Citar

JULIANO, A. N.; LAURINO, D. P.; SILVA, S. S. Atividades lúdicas inclusivas junto a alunos com deficiência intelectual nas aulas de Ciências... Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.113980. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/113980. Acesso em: 19 abr. 2024.