Analisando as habilidades comunicacionais em uma criança com Transtorno do Espectro Autista participante de intervenções assistidas por animais
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.113855Palavras-chave:
Terapia Assistida por Animais. Transtorno do Espectro Autista. Habilidades Comunicacionais.Resumo
A relação homem/animal existe desde os tempos mais remotos. Porém, apenas na idade contemporânea tornou-se fonte de pesquisas no âmbito da saúde, educação e psicologia. Assumindo a premissa mencionada, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como podem ser caracterizadas as habilidades comunicacionais de uma criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA - a partir da participação em intervenções assistidas por animais. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa são: diários de bordo e videogravações das intervenções, que foram transcritas e, posteriormente, analisadas seguindo alguns princípios do estudo de caso. As intervenções aconteceram remotamente, pela plataforma Google Meet, devido às restrições impostas pela Covid-19 e ocorriam quinzenalmente, realizadas com o consentimento e acompanhamento da família. O trabalho foi realizado numa instituição da rede federal de educação em parceria com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e contou com a participação de 6 pesquisadoras, uma criança com TEA e dois cães. Pudemos inferir que houve intenções linguísticas por parte da criança, entretanto, é importante destacar que as mesmas foram analisadas com parcimônia dado o contexto vivenciado.
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