A Rede EPT na perspectiva inclusiva
uma revisão sistemática da literatura sobre formação continuada docente
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.113842Palavras-chave:
Educação Especial. Formação Continuada do Professor. Instituto Federal.Resumo
Trata-se de revisão sistemática de pesquisas que objetivou analisar trabalhos que relacionem formação continuada docente (FCD) e inclusão de estudantes com deficiência (EcD) no ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais (IFs). A pesquisa justifica-se pela composição dos corpos docentes nos IFs, pelo descompasso entre o acesso dos EcD e a formação docente, e pela escassez de pesquisas sobre o tema. Foram utilizados o Portal de Periódicos da Capes, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e a plataforma Google Acadêmico na busca, resultando em dez publicações que evidenciaram: a escassez de pesquisas, distribuídas em sete dos 38 IFs, a concentração de resultados em 2017 e no IFRN; e a percepção de descompasso entre o discurso sobre educação inclusiva nos documentos institucionais e a prática possível nas instituições como motivação comum aos achados. Por fim, os resultados e conclusões evidenciaram a necessidade de fortalecimento e oferta contínua da FCD nos IFs, para a consolidação de uma educação inclusiva efetiva a todos os estudantes, e de aumento das pesquisas de mesmo tema para enriquecimento e divulgação de conhecimento na área da educação especial em uma perspectiva inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termo:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.