Produções pedagógicas inclusivas: uma experiência formativa no curso de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.22456/2595-4377.112110Resumo
E
Este texto destina-se a lançar reflexões sobre a inclusão ancorada na perspectiva dos estudos culturais, cujo escopo vem buscando repensar os limites estabelecidos entre os binarismos que circunscrevem a educação há várias décadas. Sob esse viés, este texto está embasado teoricamente nos estudos pós-críticos e se ancora na vertente dos estudos culturais. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo discutir práticas pedagógicas como possibilidades de constituição de uma cultura inclusiva com acadêmicos/as de Licenciatura em Geografia de uma universidade estadual localizada em Santa Catarina, em 2019. Participaram da construção das práticas inclusivas vinte e nove acadêmicos do curso de Geografia. Entre algumas considerações a serem ressaltadas, há de se destacar a possibilidade de desconstrução, reconstrução e ressignificação dos conceitos e pré-conceitos em torno das diferenças, da diversidade e das práticas pedagógicas inclusivas. Perante a experiência educativa de caráter inclusivo, foi possível constatar que articular práticas diferenciadas que respeitem as diferenças e a diversidade no fazer pedagógico possibilita converter as práticas docentes conservadoras que excluem os estudantes com deficiência no espaço escolar.
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